Mainha se filia ao Podemos e reforça histórico de ‘saltos’ partidários

Recém-filiado ao Podemos, Mainha se confirma expoente da conveniência eleitoral
Redação

O ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha, realizou mais um movimento que confirma seu estilo político “camaleônico”: a sua mais recente filiação ao Podemos (PD). Ex-prefeito de Itainópolis e ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Mainha soma agora mais um capítulo a uma trajetória marcada por trocas frequentes de legenda e projetos políticos fracassados.

Ao longo dos anos, o ex-deputado já passou pelo PFL, PPB, DEM, Solidariedade, Progressistas, Republicanos e PL e mais recentemente, antes de sua guinada oposicionista, ocupou cargos no governo petista, um percurso que revela mais flexibilidade do que coerência ideológica.

Não faz muito tempo que Mainha deixou o Republicanos, onde tinha pretensões de comandar a sigla e enfrentou a resistência do então prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. E no PL, sua permanência foi curta: divergências com os próprios correligionários inviabilizaram sua candidatura ao governo pela sigla e o levaram novamente a buscar um novo abrigo partidário. Isso leva à questão de: o que explica o fato de Mainha não conseguir parar em um partido?

Conclui-se que, na política, se houvesse prova de salto, o ex-parlamentar certamente estaria entre os favoritos. Não por onde chega, mas pela frequência com que pula.

Leia também