'Modelo respaldado no Brasil', diz Rafael sobre gestão de Chico Lucas na Segurança
Governador afirma que redução histórica da violência levou secretário a comando nacional
RedaçãoO governador do Piauí, Rafael Fonteles, comentou a indicação de Chico Lucas para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante as comemorações do 203º aniversário da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Segundo o chefe do executivo estadual, a escolha reflete o reconhecimento nacional do modelo de segurança implantado no estado.
Durante o evento, Rafael Fonteles destacou a relevância do tema para o país e afirmou que a decisão partiu do presidente Lula e do ministro da Justiça, Wellington César, com apoio direto do governo piauiense. “É o tema mais importante do Brasil nesse momento. O presidente Lula e o ministro da Justiça atual, que se chama Wellington César, decidiram convidar, e foi aceito, obviamente com o nosso incentivo e apoio, o nosso queridíssimo secretário Chico Lucas”, declarou.
O governador ressaltou que a indicação se deve aos resultados obtidos pela política de segurança adotada no Piauí nos últimos anos. “Por que foi escolhido o Chico Lucas? Porque o nosso modelo implementado por esse governo, com a liderança dele, com a qualidade e a expertise de vários profissionais de segurança, foi respaldado pelo Brasil, pelo Conselho dos 27 secretários de Segurança do Brasil”, afirmou.
Fonteles enfatizou ainda que os números da criminalidade comprovam a efetividade do trabalho. “Os números comprovam a redução da violência do nosso estado. Para vocês terem ideia, em Teresina, uma metrópole de um milhão de habitantes, foram 15 dias sem nenhum homicídio. Não existe nenhum outro lugar do Brasil com um milhão de habitantes que essa marca foi obtida”, disse.
Segundo o governador, os resultados não são pontuais. “E ela não é uma exceção. Em novembro do ano passado, foram 23 dias dos 30 sem nenhum homicídio. Então os dados falam por si só”, concluiu.
A nomeação de Chico Lucas para a Secretaria Nacional de Segurança Pública coloca o Piauí em destaque no cenário nacional e reforça o protagonismo do estado na formulação de políticas públicas de combate à violência.