Oeiras celebra 203 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil
As atividades tiveram caráter cívico, religioso e institucional, reforçando o simbolismo histórico
A cidade de Oeiras foi palco, neste sábado (24), de mais atividades alusivas ao 203º aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil . A programação reuniu autoridades estaduais, municipais e lideranças políticas em solenidades religiosas, atos cívicos e homenagens, com destaque para entregas de obras, políticas públicas e reconhecimento a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. O Conecta Piauí acompanhou toda a agenda in loco.
A programação começou com honras militares e a aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, no Paço Municipal. Em seguida, foi realizada missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória e culto em ação de graças na Igreja Assembleia de Deus.
Durante o evento, o prefeito de Oeiras , Dr. Hailton Alves, ressaltou a importância histórica da data e a união entre as lideranças políticas. “Com certeza, aqui, aliado, do nosso governador, Rafa Fonteles, nosso senador, Marcelo Castro. Então, todo 24 de janeiro, vivenciamos esses momentos, exatamente nos faz relembrar todo o nosso passado, toda a nossa luta, toda a nossa trajetória, para estarmos hoje aqui. Ao mesmo tempo, é um momento de entrega de obras, de programas e políticas públicas, e vai exatamente dar essa autonomia, essa liberdade, essa independência, essas políticas públicas para o nosso povo, que estão sempre ansiando a prosperidade”, afirmou.
O senador Marcelo Castro destacou o papel decisivo do Piauí no processo de Independência do Brasil . “Um dia importante, porque nós estamos aqui reverenciando aqueles heróis que deram as suas vidas para que o Brasil e o Piauí se tornassem independentes. Se nós olharmos a América Latina, nós temos a América Espanhola e temos a América Portuguesa. A América Latina Espanhola, ela foi dividida em inúmeros países. A América Latina Portuguesa ficou um país só. E um dos fatores decisivos para isso fomos nós, Piauí, que há 203 anos fizemos uma batalha pela independência do Piauí e do Brasil derrotando as forças portuguesas. Então, é um dia importante e histórico”, disse.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, reforçou o caráter histórico e simbólico das celebrações, destacando o reconhecimento aos heróis do passado e do presente. “É assim que a gente gosta de celebrar a independência do Piauí, agradecendo a Deus, como fizemos agora pouco ali na igreja Nossa Senhora da Vitória e também ali na Assembleia de Deus, reverenciando os heróis do passado, por isso estamos aqui porque em 24 de janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, o visconde da Parnaíba, oficialmente aderiu à independência do Brasil , foi um gesto ousado, corajoso e que culminou com lutas sangrentas, inclusive, como a escaramuça da Lagoa do Jacaré em Piracuruca, em 10 de março de 23 e a famosa batalha do Jenipapo, em 3 de março de 23. Então, são homens e mulheres corajosos que garantiram o Piauí e o Brasil como reconhecemos hoje, mas também homenageando os heróis e heroínas do presente”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, destacou a importância das entregas realizadas durante a programação. “Alegria participar dos 203 anos de adesão do Piauí a independência do Brasil e aqui com o governador, o senador Marcelo, com diversas lideranças, além de participar desse momento histórico para o estado do Piauí, com várias entregas. O governador que vem trabalhando muito pelo estado do Piauí como todo e claro que o Oeiras está inserido nesse contexto e vem ganhando obras e investimentos do governo do estado, do senador Marcelo Castro e todos nós que nos juntamos para contribuir com esse belo município”, declarou.
A agenda foi encerrada com a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, momento em que autoridades e personalidades foram homenageadas por serviços prestados ao estado. Durante toda a programação, também foram destacadas entregas de obras, programas e políticas públicas, reforçando o vínculo entre a celebração histórica e ações voltadas ao desenvolvimento do Piauí.
O assessor especial do Governo do Estado, Washington Bandeira, destacou o simbolismo das homenagens. “Nesse momento, homenageando nossos heróis do passado, também os heróis e heroínas do presente que fazem o desenvolvimento do nosso Estado, a melhoria de vida do nosso povo, o fortalecimento da nossa economia, do nosso trabalho, da nossa renda, da nossa educação, da saúde, enfim, de todas as áreas”, disse.
Entre os homenageados com o Mérito Renascença esteve o prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, que falou sobre a emoção do reconhecimento. “Eu estou muito feliz de estar aqui em Oeiras , essa cidade acolhedora, uma das cidades mais antiga do Piauí, e muito feliz de ser homenageado, irei receber o mérito renascença, e é uma das maiores honrarias do Estado, e eu fico feliz de a gente ser reconhecido”, afirmou.
O secretário de Comunicação do Estado, Marcelo Nolleto, reforçou o protagonismo do Piauí no processo histórico e o sentido atual das celebrações. “Hoje as celebrações desse aniversário de adesão do Piauí ao processo de Independência do Brasil . O Piauí foi protagonista nesse processo, para que a gente tem essa configuração que temos hoje. E hoje a gente celebra aqui em Oeiras , a nossa primeira capital, com uma missa, agora com o culto, e logo mais, homenageando homens e mulheres que se destacam hoje, heróis do presente, heroínas do presente, por uma vida do nosso povo melhor”, concluiu.
A programação em Oeiras reforçou o papel histórico do município como primeira capital do estado e consolidou a data como um momento de memória, reconhecimento e anúncio de ações voltadas ao desenvolvimento do Piauí.