Oito governadores vêm ao Piauí para anunciar R$ 127,8 bi e parceria com a Huawei
A reunião ocorrerá em um hotel na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Sul da capital
RedaçãoO governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), na condição de presidente do Consórcio Nordeste, comandará nesta segunda-feira (1º) a Assembleia Geral que trará a Teresina oito chefes de Executivo da região. No encontro, será anunciado um pacote de investimentos de R$ 127,8 bilhões e novas parcerias institucionais. A única ausência confirmada será a do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD).
Fonteles receberá Carlos Brandão (MA), Elmano de Freitas (CE), Fátima Bezerra (RN), João Azevedo (PB), Raquel Lyra (PE), Jerônimo Rodrigues (BA) e Paulo Dantas (AL). A reunião ocorrerá em um hotel na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Sul da capital.
Durante a assembleia, o governador piauiense apresentará, ao lado das instituições financeiras envolvidas, como BNDES, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa, Finep e Sudene, os projetos selecionados pela Chamada Nordeste, iniciativa que financia propostas industriais de relevância estratégica para o desenvolvimento regional.
Outro destaque sob a liderança de Fonteles será o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), parceria entre o Consórcio Nordeste, Dataprev e Huawei. O centro pretende criar uma infraestrutura robusta para pesquisa e aplicação de IA, formar especialistas, promover intercâmbio tecnológico com a China e impulsionar o ambiente de inovação na região, reforçando o papel do Nordeste como polo tecnológico e destino de grandes investimentos.