‘É preciso um plano para combater eventos climáticos',diz Marina Silva em Teresina
A ministra participou da coletiva de abertura do Plano Clima Participativo no Palácio de Karnak
O ciclo de plenárias do Plano Clima Participativo começa nesta sexta-feira (02/08), no Centro de Convenções, na capital piauiense. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, junto a uma comitiva da ministros deram uma coletiva de imprensa antes de início do evento no Palácio de Karnak, centro de Teresina.
Na coletiva, estiveram presentes a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o Ministro da Secretaria Geral da Presidência Márcio Costa Macêdo, o Ministro Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.
Rafael falou a importância deste momento. "Aqui nós vamos fazer uma breve coletiva sobre esse evento importante, que é a Plenária Territorial do Bioma Caatinga dentro do contexto do Plano Clima, feito com muita participação social, para de fato, representar não só o que os especialistas do governo mas também o que a população tem a dizer", afirmou.
Ministro da Secretaria Geral da Presidência Márcio Costa Macêdo, falou que agora o Brasil está construindo o Plano Clima. "O objetivo é enfrentar as mudanças climáticas e as consequências delas, as tragédias, que vocês todos viram com mais evidência, como foi no RS. Como o governador Rafael disse, as políticas públicas do presidente Lula são para o povo mas são feitas com o povo, então nós estamos fazendo o Plano Clima Participativo", relatou.
A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também esteve presente e falou da importância deste Plano Clima. "É preciso um plano para combater eventos climáticos com essa contribuições, no nível que nos possibilite a não passar 1,5 de aumento da temperatura na Terra, no ano passado, já chegamos a 1,5, isso desde o período pré-industrial, vocês estão vendo eventos climáticos no mundo inteiro, aconteceu no RS, está acontecendo agora na Amazônia, incêndios e baixa do nível dos rios", alertou.