PT realiza reunião em Teresina para discutir estratégias eleitorais de 2026
Reunião estadual debate federação com PV e PCdoB e projeta metas eleitorais no Piauí
O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores realizou, na noite desta terça-feira (27/01), uma reunião com dirigentes e autoridades da sigla para debater táticas e estratégias para as eleições de 2026. O encontro aconteceu às 18h, na sede estadual do partido, localizada na Rua Dr. Area Leão, nº 860, bairro Mafuá, em Teresina.
Com o lema “por um PT forte, popular, transparente e presente nas regionais do Piauí”, a reunião teve como foco o planejamento eleitoral, o fortalecimento da federação formada por PT, PV e PCdoB e a ampliação do alcance político do partido, especialmente junto a novos públicos.
Em entrevista, o vice-presidente estadual do PT e vereador Dudu Borges afirmou que uma das principais estratégias discutidas foi o uso mais intenso das redes sociais, além da construção de ações para enfrentar diretamente as estratégias da oposição.
Outro ponto central do encontro foi a definição do percentual de candidaturas proporcionais dentro da federação. Segundo o dirigente, a distribuição das vagas seguirá a força política de cada sigla, com base no desempenho obtido nas últimas eleições.
“Olha, o PT , o PCdoB e o PV formam uma federação. Então, o PCdoB vai ter o percentual de candidatos proporcionais de acordo com a força política que teve na última eleição de deputado federal e estadual. O PV do mesmo jeito. E no PT nós temos as correntes. Todos nós temos pensamentos divergentes, mas temos algo que nos unifica”, afirmou.
Dudu Borges destacou ainda que o partido já definiu prioridades estratégicas para 2026. “Primeiro, a estratégia de reeleger Lula presidente e Rafael governador. Segundo, fortalecer a nossa bancada estadual. Nós aprovamos uma resolução que indica que o PT vai trabalhar para eleger de 14 a 15 deputados estaduais e de quatro a cinco deputados federais”, disse.
O vereador também ressaltou que o encontro serviu para atualizar a base partidária sobre o andamento das articulações políticas. “Esse encontro de tática serve para a gente dar os informes de como anda a estratégia eleitoral do PT para 2026. Na última eleição, os nossos agrupamentos tiveram cerca de 17% dos votos, e a gente precisa estar sempre alimentando essa base para que todos saibam como está o andamento da estratégia do partido”, completou.
A reunião integra o calendário de encontros internos do PT e faz parte do processo de organização da sigla para a disputa eleitoral de 2026 no Piauí.