Rafael e Isabel Fonteles anunciam ações implementadas pelo Pacto pelas Crianças
Na ocasião, foi feito o balanço das iniciativas realizadas na área da saúde, educação e lazer
Por Gabriel Bonfim
O governador Rafael Fonteles (PT), juntamente com a primeira-dama e coordenadora Isabel Fonteles, anunciaram, nesta sexta-feira (22/12), as ações implementadas pelo programa Pacto pelas Crianças do Piauí. Na ocasião, foi feito o balanço das iniciativas realizadas na área da saúde, educação e lazer voltadas à primeira infância.
De acordo com a coordenadora do programa, Isabel Fonteles, as ações propostas já estão sendo executadas em todo o estado. O projeto Carretinha da Saúde já realizou cerca de 10 mil atendimentos nas áreas da oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia em crianças de 0 a 6 anos.
Durante solenidade, foi realizada a entrega de 700 óculos prescritos para crianças dos 20 municípios já atendidos pela Carretinha da Saúde. A entrega foi realizada pelos prefeitos dos municípios, juntamente com o governador do estado e a coordenadora do Pacto pelas Crianças.
Na área da educação, 41 prefeituras foram contempladas com a entrega de kits mobília creches, no valor de R$ 200 mil, cada. Além disso, 40 brinquedopraças foram anunciadas para o ano de 2024.
“Vamos dar seguimentos às nossas ações que já foram propostas nesse ano de 2023. A construção das brinquedopraças, a reforma do Lar da Criança, que a entrega está revista para março de 2024, e iremos dar continuidade à ampliação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, através da capacitação de professores e gestores escolares”, destacou Isabel Fonteles.
Durante a solenidade, Rafael Fonteles frisou a importância de politicas de apoio à primeira infância como prioridade. O governador tratou as ações como melhor retorno do investimento público junto aos municípios.
“Aqui é um momento de fazer esse balanço, anunciar entregas concretas daquilo que programamos no primeiro semestre e que tem se desdobrado, ao meu ver, de maneira incrível, repercutindo fortemente nos municípios do Piauí”, descreveu.
Na oportunidade, o programa “Família Acolhedora” foi destacado, possuindo grande relevância no suporte para crianças e adolescentes vítimas de violência ou que tiveram os vínculos familiares rompidos, como pontuou a coordenadora. O investimento à iniciativa será de R$ 1.368.000,00, e contempla municípios dos territórios Entre Rios, Carnaubais e Vale do Canindé.