Rafael Fonteles assina ordem de serviço para nova etapa do Metrô de Teresina

Ato ocorreu nesta segunda-feira (06), no Palácio de Karnak, e marca o começo do projeto
Redação

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Companhia Ferroviária de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, assinaram, nesta segunda-feira (6), a Ordem de Serviço que autoriza o início da segunda etapa das obras do Metrô de Teresina. O ato ocorreu às 11h, no Palácio de Karnak, e marca o começo de um projeto que representa um investimento de quase R$ 600 milhões destinado a transformar a mobilidade urbana da capital.

Foto: Conecta Piauí
Governador Rafael Fonteles

O projeto prevê a aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), melhorias estruturais em estações já existentes, a construção de novas estações e, o ponto central, a duplicação da via férrea. Em entrevista, o presidente da CFLP, Wilson Martins, confirmou que os recursos serão disponibilizados imediatamente e que o consórcio vencedor da licitação já está em negociação para a aquisição de materiais especializados, como trilhos, dormentes de concreto protendido e grades para isolamento do sistema.

"Nós vamos fazer uma segunda via, vai ser duplicada a via do metrô, 12 quilômetros. Desde a estação do Terminal do Itararé até a Matinha," explicou Wilson Martins.

Foto: Stefanny Sales / Conecta Piauí
Wilson Martins

O presidente da CFLP também anunciou a construção de uma nova ponte ferroviária ao lado da atual ponte rodoviária Wall Ferraz, além da reforma e modernização da ponte existente.

O deputado estadual Fábio Novo destacou a importância da continuidade do investimento. Novo reforçou seu apoio à tarifa zero no metrô, que já é uma realidade em Teresina e, segundo ele, é a única capital do Brasil a oferecer o serviço de metrô com gratuidade.

Foto: Cecília Brandão / Conecta Piauí.
Novo presidente do PT no Piauí, Fábio Novo.

Paulistana e a Logística Ferroviária Estadual

O prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, também participou da solenidade, a convite de Wilson Martins, e comentou a importância da ferrovia para o estado. Embora o investimento seja diretamente na capital, o prefeito destacou que a Companhia Ferroviária do estado do Piauí acompanha todo o processo logístico ferroviário, do qual Paulistana é parte fundamental por ser um ponto de passagem da Ferrovia Transnordestina.

Foto: Conecta Piauí
Prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca

Leia também