Secretário de Silvio Mendes foi exonerado dois dias antes de ser alvo de operação

Ex-secretário de Articulação Institucional teve bens bloqueados após receber Pix de investigado
Redação

Ex-secretário de Articulação Política teve bens sequestrados após receber Pix de investigados pela Polícia CivilDois dias antes de ser alvo da Operação Carbono Oculto 86, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, o então secretário municipal de Articulação Institucional de Teresina, Victor Linhares de Paiva, foi exonerado do cargo por decreto do prefeito Sílvio Mendes. O ato foi publicado no Diário Oficial do Município em 3 de novembro de 2025, com substituição imediata pelo novo secretário, o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), nomeado no mesmo dia.

Foto: Reprodução
Victor Linhares e Sílvio Mendes

A exoneração de Victor Linhares foi formalizada pelo Decreto nº 28.387/2025, assinado por Sílvio Mendes, e antecedeu em apenas 48 horas a operação policial que cumpriu ordens judiciais de sequestro de bens, bloqueio de contas bancárias e interdição de postos de combustíveis em todo o estado.

Entenda

Na manhã de quarta-feira (5), Victor Linhares, filiado ao Progressistas (PP), foi um dos alvos da operação conduzida pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI). Segundo o delegado Anchieta Nery, o ex-secretário teria aberto uma conta na fintech BKBank, instituição que, de acordo com a Polícia Federal, era utilizada em esquemas de lavagem de dinheiro ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Foto: Reprodução
Victor Linhares e Ciro Nogueira

A Prefeitura de Teresina ainda não se manifestou oficialmente sobre a exoneração de Victor Linhares nem sobre o envolvimento do ex-secretário nas investigações. Com a operação, o caso ganha novas repercussões políticas, já que Victor Linhares era considerado um aliado próximo do senador Ciro Nogueira (PP) e exercia cargo estratégico na gestão de Sílvio Mendes.

Leia também