'Sempre digo para o Rafael que o foco tem que ser sempre os pobres', diz Nazareno

O ex-deputado federal pontuou que o mandato tem que ser construído "sem a gente ter apego"

O ex-deputado federal Nazareno Fonteles, pai do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou que sempre diz para Rafael que, na gestão, o foco sempre tem que ser os pobres. Nazareno estava presente no evento de comemoração dos 44 anos do Partido dos Trabalhadores, que aconteceu na última sexta-feira (25/02),  no auditório Tupperware, em Teresina, quando também pontuou que o mandato tem que ser construído "sem a gente ter apego".

"As pessoas têm que ter uma participação popular, tem que ter um olhar sempre para os pobres e ampliar o olhar, saber que não pode pensar só aqui. Hoje nós temos que estar preocupados também com a fome na África, como o Lula está. [...] Eu sempre digo para o Rafael: tudo você pode fazer, negociar com as bancadas etc. Então, o foco tem que ser sempre quem? Os pobres. Todas as suas decisões e últimas análises têm que ser melhores para os pobres. Quando eu vejo escola em tempo integral de qualidade, os hospitais com a telessaúde  se expandindo, aumento das oportunidades de trabalho, eu estou vendo que os pobres estão ganhando", disse Nazareno.

Foto: Naiane Feitosa / Conecta Piauí
Nazareno Fonteles

O ex-deputado revelou que fez política por amor e que acha importante uma renovação, principalmente na formação de alianças, que tem beneficiado muito os pobres.

"Pra ser sincero, eu sou um utopista, uma pessoa que fez a política por amor, utopia, a minha formação cristã da teologia da libertação de ver, a prioridade tem que ser os mais pobre. E o mandato tem que ser construído sem a gente ter apego. Mas eu sei que a realidade às vezes é dura, então, nem todo mundo pode ser sonhador como Nazareno e tantos outros, como Trindade etc. Porque às vezes as exigências pragmáticas do cotidiano requerem tomada de decisões, participação, alianças que a gente às vezes discorda. Mas também tem que pensar que às vezes os mais pobres só foram beneficiados graças à aliança. [...] Eu acho que é importante essa renovação. Tipo, o Rafael representa essa renovação. Talvez a maior renovação do PT no Brasil, do ponto de vista de gestão, seja o Rafael. Aqui eu esqueço essa questão familiar. É uma questão de avaliação que eu escuto de outro", comentou.

Nazareno Fonteles é matemático, médico, ex-deputado federal, ex-vereador, ocupou cargos como secretário de Saúde do Estado do Piauí e outros.

Leia também