Anvisa amplia lista de azeites proibidos no Brasil; confira
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem como base investigações
RedaçãoA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a lista de marcas de azeite de oliva proibidas de serem comercializadas no país. Após suspender a venda dos produtos das marcas Alonso e Quintas D´Oliveira, na última terça-feira (20), o órgão federal determinou agora a retirada do mercado dos azeites Escarpas das Oliveiras e Almazara.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem como base investigações iniciadas após uma denúncia apresentada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a Anvisa, as duas novas marcas incluídas na proibição têm origem desconhecida e não possuem as licenças exigidas pela agência ou pelo Ministério da Saúde.
A resolução aponta ainda que a empresa responsável pelo envase dos produtos, a Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda., teve seu CNPJ encerrado pela Receita Federal desde o dia 8 de novembro de 2023, o que configura mais uma irregularidade no processo de comercialização.
A Anvisa alerta que, caso a decisão seja desrespeitada, os estabelecimentos que insistirem em vender os produtos estarão cometendo infração sanitária grave e poderão ser responsabilizados.
Outro problema identificado nas embalagens é a ausência de informações obrigatórias. Os rótulos mencionam apenas a embaladora Oriente Mercantil, sem especificações adicionais que permitam rastrear a procedência do azeite.