Município do Piauí registra três mortes por dengue, segundo Sesapi
Outros 14 pacientes com sintomas graves da doença também foram registrados
A cidade de Baixa Grande do Ribeiro, localizada a 586 km de distância de Teresina, registrou três casos de morte por dengue, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) nessa terça-feira (25/07). Outros 14 pacientes com sintomas graves da doença também foram registrados, aponta o boletim.
A secretaria está reforçando as ações de enfrentamento à dengue no Sul do estado após a divulgação do boletim. A Sesapi está na região com profissionais de diversas áreas técnicas. Os trabalhos são coordenados pelo diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), Fabrício Amaral.
O técnico de arboviroses da Coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi, Francisco Moraes, visitou locais de possíveis criadouros dos mosquitos para demonstrar aos agentes de endemias do município de Baixa Grande do Ribeiro como acabar com esses focos e prevenir o aparecimento de futuros locais.
"A maioria dos focos está no entorno da cidade. Precisamos de uma integração dos agentes de saúde e dos agentes de endemias para o combate desses focos para que possamos fazer a notificação desses casos no sistema e termos um maior controle. O combate ao foco passa por esse trabalho integrado entre essas equipes", explica o técnico.