MP-PI promove roda de conversa sobre doação de órgãos em Teresina
A reunião contou também com o cadastro de doadores voluntários de medula óssea
Em celebração do Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) promoveu uma roda de conversa sobre doação de órgãos na manhã desta quarta-feira (27/09). A atividade ocorreu no auditório da sede leste do MPPI em Teresina e contou também com o cadastro de doadores voluntários de medula óssea.
O evento contou com a participação do promotor de Justiça Eny Pontes, do diretor geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) Rafael Soares de Souza, e da coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Maria de Lourdes Veras.
Vinício Marques, supervisor do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), contou ao Conecta Piauí sobre a importância da roda de conversa para a população em geral. "É importante para nós conscientizarmos e levarmos informações corretas para que as pessoas interessads em realizar doações de órgãos estejam à vontade e saibam que é um processo de empatia e solidariedade ao próximo", explica.
A jovem Paloma Nepomuceno fez seu registro de doadora na reunião e falou sobre o sentimento de poder ajudar alguém fazendo a doação de medula óssea. "É muito gratificante pensar que alguma pessoa pode ser beneficiada e ter em sua vida o alívio de uma resposta positiva", conta.