Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil e deve ser aplicada nessa semana
A vacina poderá ser aplicada em pessoas de quatro a 60 anos e tem eficiência em torno de 75%
De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas e Vacinas (Abcvac) a nova vacina contra a dengue deverá chegar ao Brasil ainda esta semana. A vacina em questão, a Qdenga, é uma vacina composta por quatro tipos de sorovirus da dengue, fabricada pela empresa Takeda Pharma Ltda. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em Março.
A Abcvac informou em nota que o valor da vacina, que está disponível apenas em laboratórios particulares, varia de R$ 350 a R$ 500 reais.
“As clínicas devem utilizar esse parâmetro na composição da sua precificação final, que também inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação”, reitera a Abcvac.
A Anvisa informa que a vacina é indicada para crianças de quatro anos, adolescentes e adultos até 60 anos. A vacina anterior contra a dengue era dada somente para quem tinha ou teve dengue, já o novo imunizante Qdenga é ofertado a um público mais amplo.
A nova vacina estará disponível em esquema de duas doses e com intervalo de três meses entre as aplicações.
“A demonstração da eficácia da Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase três, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, a segurança e a imunogenicidade da vacina”, informa a Anvisa.