OMS alerta: lavar as mãos pode reduzir em 40% o risco de infecções graves

Campanha global reforça que higienizar as mãos salva vidas e evita mortes por infecções hospitalares

A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, nesta segunda-feira (05/05), a campanha global “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos”, em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, como forma de conscientizar profissionais de saúde e a população sobre a importância de um gesto simples, mas vital: lavar as mãos.

Foto: Prefeitura de Aguas Lindas de Goiás
OMS alerta: lavar as mãos pode reduzir em 40% o risco de infecções graves

Segundo a OMS, a prática regular e correta da higienização das mãos pode reduzir em até 40% o risco de infecções, como gripe, conjuntivite, diarreia e outras doenças comuns, além de diminuir significativamente a ocorrência das chamadas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), que afetam milhões de pacientes ao redor do mundo.

Um relatório global recente da OMS, analisado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), mostra que as IRAS continuam entre as principais causas de eventos adversos no atendimento médico. A estimativa é alarmante: até 3,5 milhões de mortes por ano podem ser causadas por essas infecções até 2050, caso medidas eficazes de prevenção não sejam adotadas.

O cenário é ainda mais grave em países de baixa e média renda (PBMR). Nestes locais, a taxa de infecção hospitalar é mais elevada: a cada 100 pacientes internados em UTIs, 15 desenvolvem pelo menos uma infecção, contra 7 em países de alta renda (PAR). Em UTIs neonatais, esse número pode ser ainda mais crítico, com índices de infecção de duas a vinte vezes maiores do que nos países desenvolvidos.

Leia também