Profissionais da enfermagem fazem protesto no HUT e cobram o pagamento do piso

Governo Federal realizou repasse da verba destinada ao piso, mas prefeitura não realizou pagamento

O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (SENATEPI) realizou uma mobilização na manhã desta segunda-feira (23/10) em frente ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em prol do pagamento do piso salarial da classe. O Governo Federal já realizou o repasse da verba destinada ao pagamento do piso, porém, a prefeitura ainda não elaborou o projeto de lei que regulamenta o pagamento do piso aos profissionais vinculados à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Protesto realizado pelo SENATEPI

O repasse realizado pelo Governo Federal aconteceu em agosto deste ano, tendo sido destinado a Teresina o valor de R$ 5 milhões. Atualmente Teresina é a única capital do país que ainda nãoo deu início ao pagamento de forma devida, tendo valor retroativo a maio.

O presidente do SENATEPI, Erick Riccely, disse ao Conecta Piauí que os profissionais de saúde estão trabalhando sem condições ideiais e atribuiu a culpa à administração dos recursos da FMS. "Os profissionais estão trabalhando sem o mínimo, sem medicamentos para administrar os pacientes, sem equipe para fazer transfusão de sangue, sem alimentos para os pacientes e para os acompanhantes e muitas vezes para o profissional, além do não repasse do piso salarial do profissional de saúde", diz.

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Erick Riccely , Presidente do SENATEPI

Erick diz que a falta de insumos é um problema recorrente e que já foi discutido e reivindicado anteriormente em denúncias feitas pelo sindicato, porém, sem resultados. "Já tivemos audiência no Ministério Público com o promotor de justiça Eny Pontes. A FMS não tem explicações para todo esse caos que se instalou. O que está faltando de verdade é gestão", pontua.

a Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou a convocação do Presidente da FMS, Ari Ricardo da Rocha, e do Secretário de Governo de Teresina, Michel Saldanha, para que na próxima quarta-feira (25/10) os gestores possam esclarecer o não pagamento do Piso da Enfermagem. Os sindicalistas do SENATEPI também estarão presentes na ocasião.

Leia também