Unicef realiza evento no TCE -PI para ampliar vacinação na primeira infância
Segundo coordenador do Unicef, houve queda na cobertura vacinal da faixa etária durante a pandemia
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou um evento no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) onde foram debatidas as estratégias para ampliar a cobertura vacinal em crianças na fase da primeira infância, na manhã desta terça-feira (07/11). Os índices de vacinação de crianças dessa idade caiu consideravelmente durante a pandemia de Covid-19. Um pacto de ampliar a cobertura vacinal para essa faixa etária foi assinado nesta segunda-feira (06/11) em um memorando que visa gerar cooperação técnica entre o Unicef e o TCE.
Rui Aguiar, coordenador do Unicef, falou ao Conecta Piauí sobre a importância do pacto estabelecido. "Grande parte das vacinas que uma pessoa toma ao longo da vida são aplicadas na primeira infância, entre zero e cinco anos de idade. Quando a cobertura vacinal entre crianças cai, isso aumenta o risco delas sofrerem doenças que poderiam ter sido prevenidas pela vacinação. Esse trabalho de recuperação da cobertura vacinal é o que a gente está tentando fazer até o dia 31 de dezembro", explica.
O coordenador comentou que os municípios precisam contribuir juntamente com o Unicef e o TCE para que as metas vacinais sejam atingidas até o final de 2023, reestabelecendo os índices anteriores à pandemia. O evento contou com a presença das equipes da saúde, da educação e da assistência social dos municípios que fazem parte do selo Unicef.