Casa de Custódia de Teresina ganha 79 novas vagas após reforma do pavilhão F

Unidade passou de 40 para 119 vagas e recebeu obra de pavimentação
Redação

A Secretaria da Justiça do Piauí inaugurou, na manhã desta quarta-feira (03/12), a reforma e ampliação do pavilhão F da Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina. A obra, entregue às 8h, inclui a criação de 79 novas vagas e a pavimentação do acesso à unidade, integrando o conjunto de ações do Estado para melhorar a infraestrutura do sistema prisional.

De acordo com Arimatéia Filho, gerente da unidade, a entrega representa mais um avanço dentro do cronograma de reformas. “Essa entrega do pavilhão F é mais uma entrega. É o quarto pavilhão dos nove da unidade, já é a quarta reforma que essa gestão do secretário, coronel Carlos Augusto, entrega”, afirmou. Ele explicou que a ampliação elevou a capacidade do espaço de 40 para 119 internos. “Com isso, a gente já chega perto da meta do Pena Justa, que é zerar a superlotação e adequar o número de vagas ao número de internos”, acrescentou.

O gerente destacou ainda o impacto total das obras na penitenciária. “Antes das reformas, nós tínhamos 343 vagas. Com a entrega do pavilhão F, passamos para 615. Cada dia estamos mais próximos da meta”, disse. Sobre a ocupação ideal, Arimaté reforça que o objetivo é manter o limite conforme a capacidade de cada pavilhão. “Agora nós temos 119 vagas e queremos colocar apenas 119 internos”, explicou. Ele ressaltou que, apesar da superlotação ser um problema nacional, o Piauí se destaca na organização do sistema. “Eu falo sem sombra de dúvidas que o Piauí está entre os cinco melhores, se não entre os dois melhores, sistemas penitenciários do Brasil. Temos pavilhões com capacidade adequada, como o D, que tem 80 vagas e abriga 80 internos”, concluiu.

Leia também