Com investimento acima de R$ 10 mi, Corpo de Bombeiros amplia atendimento no Piauí
Corporação ampliou sua presença no interior do Estado e fortaleceu o efetivo
RedaçãoO Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMPI) encerra 2025 com avanços na modernização da frota, aquisição de equipamentos e expansão da rede de atendimento . Com investimento acima de R$ 10 milhões, a corporação ampliou sua presença no interior do estado e fortaleceu o efetivo, refletindo diretamente no aumento das ocorrências atendidas ao longo do ano .
Os recursos possibilitaram a entrega de sete novas viaturas, entre quatro caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque e ambulâncias para resgate pré-hospitalar . Também foram adquiridos drones para monitoramento estratégico e 100 novos uniformes com máscaras de última geração para operações de mergulho , reforçando as ações terrestres, aéreas e aquáticas da corporação.
Entre os destaques de 2025 está a inauguração do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Esperantina , que homenageia o ambientalista José Luiz Pereira Filho. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção do primeiro quartel em Bom Jesus . Segundo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o planejamento prevê novas unidades em Campo Maior, Corrente e Uruçuí, além de estudos para implantação em Paulistana e Valença .
O fortalecimento do efetivo também marcou o ano, com o ingresso de 272 alunos no Curso de Formação de Soldados, somados aos 205 militares nomeados em 2024, além da promoção de 24 praças e oficiais . De acordo com dados do Sinesp VDE, o aumento da capacidade operacional resultou em mais atendimentos , como resgates em água, que passaram de 27 para 49, resgates de animais, de 205 para 383, e incêndios urbanos, de 1.497 para 2.075 ocorrências.
Para o comandante-geral do CBMPI, coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, 2025 foi um ano de consolidação . “Encerramos o ano com avanços significativos e seguiremos firmes, porque proteger vidas é, e sempre será, a nossa maior missão. O Corpo de Bombeiros do Piauí está preparado para 2026”, afirmou.