Piauí instala Sala de Situação para emergências por intoxicação por metanol

Instituições de saúde e segurança unem forças para resposta rápida em casos emergenciais
Redação

Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ministério Público do Piauí (MPPI), Ministério da Saúde (MS) e Diretoria de Polícia Científica (DEPOC), instala a Sala de Situação para casos de intoxicação por metanol.

Foto: Ascom SSP-PI
Piauí instala Sala de Situação para emergências por intoxicação por metanol

A estrutura reúne órgãos de segurança, saúde e controle sanitário com foco em agilidade na investigação, notificação e assistência às vítimas em todo o estado. “A atuação conjunta permite análise de amostras, realização de exames e tratamento adequado. A administração do antídoto depende da notificação ao CIEVS, e os profissionais têm o dever legal de comunicar os casos. A omissão pode gerar responsabilidade”, afirma o secretário Chico Lucas.

A principal recomendação direciona os profissionais de saúde, especialmente em unidades de urgência e emergência, para que realizem a notificação imediata ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) diante de suspeita de intoxicação por metanol. A medida viabiliza resposta rápida do Estado e proteção à vida.

Leia também