Polícia Militar do Piauí celebra Dia da Bandeira com promoções e homenagens

Cerimônia contou com presença do governador Rafael Fonteles e autoridades estaduais
Redação

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Polícia Militar, realizou nesta quarta-feira (19/11) a tradicional solenidade cívico-militar alusiva ao Dia da Bandeira, no Quartel do Comando Geral da PM. O evento reuniu o governador Rafael Fonteles, autoridades estaduais e militares em celebração a um dos principais símbolos nacionais. A cerimônia reafirma a valorização da corporação e o reconhecimento de sua importância para a sociedade piauiense.

“Como de costume, no mês de novembro a gente celebra esse momento junto à briosa Polícia Militar do Estado do Piauí, celebrando toda a sociedade a atuação dessa importante força de segurança e aproveitando a ocasião para também fazer a promoção de praças e oficiais da nossa Polícia Militar do Estado do Piauí.”, diz o governador Rafael Fonteles.

A solenidade também destacou o papel das mulheres na corporação, como ressaltou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas. “A Polícia Militar tem quase 200 anos, ela é formada por rituais, símbolos e hoje é o Dia da Bandeira. Nesse especial evento nós teremos a aposentadoria da Coronel Elza, que dedicou mais de 30 anos à Polícia Militar, e a promoção ao cargo de coronel da Coronel Elisete, mostrando a força das policiais femininas e como as mulheres são importantes.”, afirma Chico Lucas.

A cerimônia incluiu a promoção de 334 praças e 13 oficiais, além da concessão de diplomas de “Amigo da Polícia Militar” e de “Honra ao Mérito”, reconhecendo realizações em prol do Estado do Piauí.

“Tem da honra de receber por indicação da CIP, da Companhia Independente de Policiamento Escolar, que faz essa segurança, essa proteção dos nossos jovens da rede estadual e ajuda do que a fazer a educação cidadã com esses jovens pra que eles não entrem no mundo das más influências da criminalidade.”, explica o secretário de Educação, Washington Bandeira.

Uma das promovidas foi a Coronel Elisete Lima, conhecida pela atuação política e pela defesa da Polícia Militar. Em entrevista, ela se disse bastante emocionada com essa etapa da carreira.

“Na verdade, alcançar o último posto da Corporação Policial Militar, uma corporação que já tem quase duas centenas de anos que existe aqui defendendo o povo piauiense, é uma honra inestimável, inigualável. Eu fico extremamente honrada, ostentar aqui a estrela de coronel.”, afirma a Coronel Elisete Lima.

“O nosso governador Rafael, com muito esforço tem feito pelas forças de segurança, em atendimento às reivindicações do povo. Promoções, progressões na carreira e investimento em capacitação transformam a polícia e melhoram os índices de criminalidade.”, diz o comandante-geral da Polícia Militar, Scheiwann Lopes.

Leia também