Polícia Militar do Piauí realiza aula inaugural para mais de 600 novos soldados

O Curso de Formação de Soldados da PM-PI deve durar cerca de seis meses

A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta segunda-feira (24/03), a solenidade de aula inaugural do curso de formação de novos soldados. O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí e contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de segurança Chico Lucas e demais autoridades.

Foto: Conecta Piauí

Ao todo, mais de 660 homens e mulheres participarão da formação, que deve durar cerca de seis meses. O governador Rafael Fonteles destacou a importância desse reforço no efetivo para a segurança pública do estado.

“Nós temos a melhor polícia do Brasil, porque é a polícia melhor formada e a menos letal do país. Essa formação humanista, com muita tecnologia e inteligência, é essencial para continuarmos reduzindo os índices de violência", afirmou Fonteles. Ele ressaltou que o estado já registra uma redução de 40% nos roubos de celulares, mais de 30% nos roubos de veículos e mais de 20% nos homicídios.

Foto: Conecta Piauí
Governador Rafael Fonteles

O secretário de segurança Chico Lucas destacou que a convocação dos novos soldados faz parte do compromisso de nomear quatro mil novos profissionais para as forças de segurança durante o mandato do governador.

“A Polícia Militar é a força ostensiva, aquela que chega primeiro quando a população precisa. Essa terceira turma reforça esse policiamento essencial para garantir mais segurança", declarou Chico Lucas.

Foto: Conecta Piauí
Secretário de Segurança do Piauí - Chico Lucas

Durante o evento, Chico Lucas também mencionou o “Pacto pela Ordem”, um conjunto de medidas legislativas e administrativas que visa combater crimes como roubos de celulares e veículos, além de responsabilizar terrenos baldios e organizar os territórios urbanos. Ele destacou que a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada por todos e que o governo irá enfatizar essa ideia em futuras ações.

Leia também