SSP-PI realiza formatura de 65 novos guardas civis municipais em Teresina
Capacitação inédita reúne municípios diversos e adota currículo nacional da SENASP
RedaçãoO Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), realiza, nesta sexta-feira (05/12), a formatura dos novos guardas civis municipais das cidades de Acauã, Barra D’Alcântara, Barras, Beneditinos, Luzilândia, Pedro II, União e Timon (MA). A solenidade ocorre a partir das 7h, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, localizado na Rua Valdemar Martins, 3360, bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina.
O evento conta com a presença do governador Rafael Fonteles e marca a conclusão do treinamento, iniciado em 8 de setembro, que capacita os servidores para o exercício da função de segurança municipal. Ao todo, 65 formandos participam da cerimônia, distribuídos nas turmas Alfa (34 alunos) e Bravo (31 alunos).
Geraldo Costa, técnico de ensino do Programa Gestão da Aprendizagem, ressalta a responsabilidade da primeira turma da Guarda Municipal de Barras e a importância da integração das forças de segurança. “É uma responsabilidade muito grande, porque somos os primeiros, temos que ter consciência de que vamos repassar o que aprendemos no curso para os próximos guardas e lutar para montar uma guarda forte e eficiente para o município. Sempre se fala na integração das forças de segurança no Piauí, como a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. É muito importante porque só se chega ao resultado com a integração e o comprometimento de todas essas forças juntos”, explica.
O curso, realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol), segue a matriz curricular nacional da Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP), assegurando a padronização dos conteúdos e o desenvolvimento das competências necessárias ao trabalho das Guardas Civis Municipais. A formação ocorre com base em Termos de Cooperação Técnica entre a SSP-PI e as prefeituras participantes.
Ana Melka, diretora da Acadepol, destaca o caráter histórico e inovador da capacitação: “Hoje é a formação dos guardas municipais, são vários municípios do estado que foram contemplados com essa formação na Acadepol, o que marca uma nova era da gestão no âmbito da segurança pública do estado. É um momento histórico, porque nunca tivemos uma formação com vários guardas municipais de cidades diferentes sendo formados juntos.” Ela reforça a importância da padronização técnica e da integração entre as forças de segurança para uma atuação mais eficiente.