Empreendedores do setor turístico têm linha de crédito reforçada no Piauí
Os empreendimentos interessados em solicitar crédito devem estar inscritos no Cadastur
RedaçãoA Secretaria do Turismo (Setur) reforçou, com a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento), a disponibilidade da linha de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), uma opção de financiamento do governo federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Governo do Piauí. O objetivo é fomentar o desenvolvimento turístico no estado.
Os empreendimentos interessados em solicitar crédito devem estar inscritos no cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, Cadastur. Essas empresas podem realizar a solicitação do crédito por meio da Agência Piauí Fomento.
“Essa é uma importante linha de crédito para o financiamento dos empreendimentos do turismo piauiense. Com os recursos, o empresário poderá adquirir equipamentos, insumos, investir no seu quadro de funcionários, além de apostar em inovação e melhor qualidade da prestação de serviços. Esse investimento atrai mais clientes, gera emprego, renda e movimenta a economia local. O Governo do Estado segue fornecendo recursos importantes para que o nosso Piauí se desenvolva econômica e socialmente”, disse o diretor-presidente da Piauí Fomento, Feliphe Araújo.
Segundo Pablo Santos, secretário do Turismo, o crédito é uma forma de ajudar os empreendimentos, especialmente àqueles que foram muito prejudicados com baixo movimento no período da pandemia. "Entendemos a relevância de investimentos no setor para ampliação do fluxo e a qualificação do produto”, frisou o gestor.
Os recursos contemplam uma grande variedade de negócios como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares. São destinados, preferencialmente, aos segmentos de micros, médias e pequenas empresas; empresários individuais (MEI); e empresas individuais de responsabilidade limitada (Eireli), legalmente constituídas e estabelecidas no setor turístico.
“Os juros são bem mais baixos dos praticados no mercado, cerca de 8% por ano, sem falar no período de carência de cinco anos. Melhorando empreendimentos, impacta no atendimento aos turistas, se refletindo em mais negócios e no desenvolvimento do turismo nesses destinos”, apontou o ministro, informando ainda que, o Mtur repassou, no fim de agosto, R$ 1,193 milhão à Piauí Fomento, ampliando mais oportunidades de apoio.
Para mais informações, os interessados devem acessar o site da Agência Piauí Fomento no endereço eletrônico https://portal.pi.gov.br/fomento/turismo/ ou por meio do WhatsApp (86) 99462-7065 ou nos contatos 3216-6277, 3221-8177 ou (86) 99404-9822 (Núcleo de Atendimento Pessoa Jurídica).
Com informações do Mtur