Serra das Confusões: Piauí recebe nova fase de missão franco-brasileira

Missão reunirá arqueólogos brasileiros, chilenos, espanhóis e franceses

O Piauí irá receber uma missão arqueológica Franco-brasileira na região do Parque Nacional da Serra das Confusões, sul do Estado. Serão 14 arqueólogos brasileiros, franceses, chilenos e espanhóis. A missão vai de 2 de junho até 31 de julho de 2023.

Esta missão mostra a parceria salutar que existe entre o Piauí e a França. “Isto proporcionou descobertas importantes sobre os homens pré-históricos das Américas. Este financiamento acontece desde 1978 para as missões arqueológicas na Serra da Capivara, lideradas, no início, pela Dra. Niède Guidon, uma cientista franco-brasileira que comemora atualmente seus 90 anos”, explica Jérémie Faucon, Cônsul da França em Recife.

Foto: Reprodução/Nossa Ciência
Niéde Guidon na Serra da Capivara, localizada no Piauí

A parceria antiga entre a França e o Brasil confirma a relevância internacional dessa região do Piauí, que atrai arqueólogos e turistas do mundo inteiro. “Para nós, franceses, é um grande prazer poder contribuir para o desenvolvimento da Serra da Capivara, tanto do ponto de vista da arqueologia como do turismo sustentável”, acrescenta Jérémie.

A ideia da missão é contribuir para a ciência a partir de financiamento do Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França, que conta com a parceria de laboratórios das Universidades Paris-Saclay e Bordeaux Montaigne.

A missão arqueológica franco-brasileira continuará a desvendar os mistérios sobre os primeiros povos das Américas, utilizando uma abordagem multidisciplinar que combina dados geográficos, arqueológicos e genéticos. As novas fases de pesquisa permitirão avançar no conhecimento sobre os primeiros povoamentos humanos nas Américas e contribuir para o campo da arqueologia global.

Fonte: Governo do Piauí

Leia também