Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Governador destaca sucesso digitais em segurança, saúde e educação no Piauí

Governo do Estado iniciou esse processo de transformação digital a partir da formatação do Conselho
Redação

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (27/11), da 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI. Na ocasião, ele ministrou a palestra "Transformação Digital e Inovação no Setor Público: A Experiência do Piauí no uso da Tecnologia como Ferramenta de Transformação Digital dos Serviços ao Cidadão", integrando o eixo de discussão Futurismo e Experiências Imersivas.

Acompanhado por Carlos Jacobino Lima, presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal, o governador detalhado como o Piauí vem se beneficiando da tecnologia e inovação para avançar em áreas estratégicas, como segurança, saúde e educação, além de gerar mais acesso à prestação de serviços à população.

Foto: ReproduçãoGovernador destaca sucesso digitais em segurança, saúde e educação no Piauí
Governador destaca sucesso digitais em segurança, saúde e educação no Piauí

“A pressão por maiores e melhores serviços públicos é sempre crescente e, com as receitas limitadas, quem pode proporcionar isso é o avanço tecnológico”, disse.

Antes de obter os primeiros resultados, o Governo do Estado iniciou esse processo de transformação digital a partir da formatação do Conselho de Transformação Digital, com saúde, educação e segurança alinhadas com a área meio que conduz a tecnologia do Estado.

"Todos os casos de sucesso que o Piauí tiveram são frutos da interação muito forte que os servidores do Estado tiveram com empresas e startups. Então, o Programa de Recuperação de Celulares, o Piauí Saúde Digital, o nosso Programa de Educação por Mediação Tecnológica, o Programa de Fomento ao Ecossistema Digital, o programa de universalizar o registro civil digital de todos os cidadãos, o nosso OPA Foi isso que gerou soluções realmente disruptivas que moldaram a política pública”, detalhou.

Foto: ReproduçãoGovernador destaca sucesso digitais em segurança, saúde e educação no Piauí
Governador destaca sucesso digitais em segurança, saúde e educação no Piauí

Segurança

Durante a palestra, o governador destacou o Programa de Recuperação de Celulares. "Hoje, o protocolo do Piauí já é adotado em 11 estados e o Ministério da Justiça colocou como protocolo nacional. Além de devolvermos 10 mil aparelhos em 12 meses – e, para muita gente, o aparelho é o maior bem que uma pessoa tem – o roubo de celulares caiu 50%. Então, corte-se a cadeia criminosa, porque inibiu-se a compra do aparelho sem nota fiscal”, explicou.

Ainda na área de segurança, Rafael ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no registro digital de cada cidadão. O Piauí é o estado com melhor desempenho. Atualmente, 25% da população já está registrada e a meta é chegar a 30%. A média nacional é de 4%. A meta do governo é, em dezembro de 2026, ter 100% da população com registro digital, começando pelos recém-nascidos, com a biometria a partir de um dia de vida. 


Educação

De acordo com o governador, o ambiente da sala de aula no Piauí avançou a passos largos com o uso de inteligência artificial. "Também colocamos o ensino de IA no currículo do ensino médio em parceria com o Google, colocando na sala de aula para todo o mundo e não apenas para um grupo pequeno. Tem que ser democratizado", disse.

Saúde

O programa Piauí Saúde Digital também foi citado pelo governador na palestra. Segundo ele, o programa está permitindo aumentar o número de atendimentos na atenção básica e média complexidade na rede pública a um custo menor. "Hoje oferecemos o Telessaúde para mais de 3 milhões de piauienses onde quer que eles estejam. Se precisar de especialista, temos o médico nas 1.100 unidades; se precisar de exame, pode se deslocar para um dos centros de imagem mais próximo, telelaudado em poucos minutos. Toda essa tecnologia custa um dólar por vida por mês. Serão mais de 1 milhão de procedimentos por ano”, explicou.

Transição energética

O Piauí já se configura como um grande produtor de energia solar e eólica, exporta cinco vezes a energia que consome e é candidato natural. Rafael afirmou que a pretensão do governo é que o estado seja um HUB de hidrogênio verde. “Queremos ser uma fonte de energia, atrair indústrias. Esse Piauí é tecnológico, digital e verde que a gente sonha em ter num futuro breve”, finalizou.

Comente