Órgãos públicos do Piauí têm até 30 de maio para provar transparência
TCE-PI inicia autoavaliação obrigatória de transparência nos portais públicosO Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) informa que começou, nesta terça-feira (22/04), o prazo para responder ao questionário de autoavaliação da transparência pública, no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A etapa é obrigatória e segue até o dia 30 de maio de 2025.
A autoavaliação deve ser feita pelos controladores internos, por meio do sistema. O objetivo é verificar o nível de transparência dos portais eletrônicos dos órgãos públicos.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Quem deve participar:
Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e o próprio TCE-PI;
Todas as prefeituras e câmaras municipais do estado;
Empresas estatais dependentes e independentes, como a AGESPISA, GASPISA, ETIPI, EMGERPI, entre outras;
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.
Este ano, a avaliação também inclui as entidades da administração indireta, o que não ocorria em edições anteriores. Quem não responder ao questionário terá a transparência classificada como “inexistente”, recebendo pontuação zero.
As orientações sobre o preenchimento do questionário estão disponíveis na cartilha da Atricon, apresentada durante o webinar realizado no dia 16 de abril.
O TCE-PI reforça a importância da participação de todos os gestores para garantir maior transparência e acesso à informação para a população piauiense.