Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Prefeito de Antônio Almeida dobrou número de servidores temporários em 03 anos

Contratações ferem a Constituição e os princípios básicos da Administração Pública
Redação

O prefeito do município de Antônio Almeida, Marcelo Toledo Laurini, é alvo de denúncia no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, por supostas ilegalidades cometidas no âmbito da administração municipal.

Foto: Reprodução FacebookMarcelo Toledo, prefeito de Antônio Almeida-PI
Marcelo Toledo, prefeito de Antônio Almeida-PI

Entre as supostas ilegalidades apontadas na denúncia, o prefeito Marcelo Toledo teria duplicado o quadro de pessoal do município sem a realização de concurso público e sem qualquer excepcionalidade que justifique a contratação de trabalhadores temporários.

Dobro de pessoal

De acordo com a denúncia, no mês de novembro de 2020 o quadro de pessoal do município correspondia a 235 servidores. Já no mês de dezembro de 2023, pouco mais de 03 anos depois, a última relação oficialmente registrada aponta que o quadro de pessoal atingiu 576 servidores contratados de maneira precária.

Foto: ReproduçãoNúmero de servidores contratados em novembro de 2020 era de 235
Número de servidores contratados em novembro de 2020 era de 235

O último número apontado, em dezembro de 2023, é superior ao dobro do registrado no mês de novembro de 2020, sem que tenha sido realizado qualquer concurso público, tendo sido realizado apenas um único processo seletivo para a contratação de 30 prestadores de serviço.

Foto: ReproduçãoNúmero de servidores contratados em dezembro de 2023 era de 576
Número de servidores contratados em dezembro de 2023 era de 576

Notas fiscais avulsas

Além das contratações temporárias precárias, outra grave denúncia é a remuneração de trabalhadores mediante emissão de notas fiscais avulsas onde, apesar do vínculo com a gestão municipal, os servidores são remunerados sem qualquer formalidade.

O que diz a lei

A Constituição da República positivou através da Emenda 19/88 o princípio da acessibilidade aos cargos, funções e empregos públicos aos brasileiros. De acordo com a redação do dispositivo legal, a investidura aos cargos públicos se dará mediante aprovação prévia em concurso público.

Prefeito manobra e tenta colocar culpa em adversário político

Apesar da regra Constitucional, o prefeito Marcelo Toledo tenta alterar a gravidade dos fatos e manipular a opinião pública atribuindo culpa das contratações ilegais ao ex-prefeito do município.

Em grupos de WhatsApp do município de Antônio Almeida, militantes políticos ligados ao prefeito assumem a postura de defender as contrações precárias, fazendo menção, inclusive, a pesquisas eleitorais que teriam sido encomendas pelo gestor após atribuir culpa ao seu adversário político.

O que diz o TCE

Por outro lado, o conselheiro Jackson Nobre Veras, do Tribunal de Contas do Piauí deu, no último dia 02 maio, o prazo de 05 dias úteis para que o prefeito Marcelo Toledo se manifeste sobre a grave denúncia e apresente documentação que contraponha as alegações.

Foto: Tribunal de Contas do Estado do PiauíPrefeito tem 05 dias úteis para se manifestar sobre a denúncia
Prefeito tem 05 dias úteis para se manifestar sobre a denúncia

Outro lado

Procurado, o prefeito Marcelo Toledo não foi encontrado para comentar a denúncia até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestações. 

Comente