Saiba como denunciar queimadas irregulares no Piauí
O aumento das queimadas agrava problemas ambientais e impacta diretamente a saúde da populaçãoDados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o Piauí registrou 2.922 focos de incêndio em setembro. Este número representa quase o dobro em relação a agosto, quando foram registradas 1.489 ocorrências.
Durante o período do B-R-O Bró, caracterizado por altas temperaturas, o aumento das queimadas agrava problemas ambientais e impacta diretamente a saúde da população, intensificando a poluição do ar e os riscos respiratórios.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Saiba como denunciar
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) disponibiliza o número (86) 9464-1242 para denúncias de queimadas irregulares. As ocorrências também podem ser reportadas à Defesa Civil dos municípios.
Proibição
A Semarh proibiu o uso de fogo em áreas florestais e vegetação, incluindo queimadas controladas, por 60 dias. A proibição começou em 17 de setembro e vai até 17 de novembro, podendo ser estendida conforme as condições climáticas.
Caso a regra seja infringida, o causador poderá pegar até quatro anos de prisão e multas de R$ 1.000 por hectare incendiado.