Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

GRAVE: Comerciante recebeu diárias como presidente da Câmara em Cristalândia-PI

Denúncia consta em representação feita ao Ministério Público do Piauí
Redação

Uma representação feita ao Ministério Público do Piauí no município de Cristalândia, distante cerca de 1.160 km da capital Teresina, poderá revelar um dos maiores escândalos no âmbito dos Poderes Legislativos Municipais do Brasil.

Foto: ReproduçãoParte dos vereadores foram denuniciados ao Ministério Público
Parte dos vereadores foram denuniciados ao Ministério Público

A Representação feita por um lavrador do município aponta uma série de irregularidades cometida por vereadores, suplente de vereador, servidores da Câmara de Vereadores e ainda por um empresário da cidade de Cristalândia do Piauí.

A denúncia

De acordo com a denúncia protocolada no último dia 10 de maio do corrente ano, o comerciante identificado como Edinaldo Bezerra da Silva, teria recebido a quantia de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), no período de 19/08/2022 a 21/11/2022, referente a 04 diárias pela atividade vereador e, por vezes, Presidente da Câmara de Vereadores de Cristalândia do Piauí.

Foto: ReproduçãoValor pago em setembro de 2022
Valor pago em setembro de 2022 

O motivo da denúncia, porém, não se sustenta meramente no valor supostamente recebido pelo empresário e sim pelo fato de o senhor Edinaldo Bezerra da Silva jamais ter concorrido a qualquer cargo eletivo no município de Cristalândia.

Foto: ReproduçãoPagamentos foram assinados pelo presidente e pela tesoureia da Câmara
Pagamentos foram assinados pelo presidente e pela tesoureia da Câmara

Para o denunciante, o presidente da Câmara na época do pagamento das diárias, vereador Fernando Cunha Nogueira, mais conhecido como “Fiel”, extrapolou os poderes quando, deliberadamente, declarou o empresário Edinaldo como vereador e presidente da Câmara.

Foto: ReproduçãoEmpresári orecebeu diárias como presidente da Câamra
Comerciante recebeu diárias como presidente da Câmara

Alugou casa do empresário

Além do pagamento das diárias, o denunciante afirma ainda que o presidente da Câmara, vereador “Fernando Fiel”, teria alugado ao custo de R$ 800/mês um imóvel de propriedade do empresário Edinaldo Bezerra da Silva para funcionamento da Câmara de Vereadores de Cristalândia.

Novas denúncias

As demais denúncias constantes na representação serão divulgadas pelo Conecta Piauí ao longo dos próximos dias, tendo em vista a farta documentação comprobatória juntada pelo denunciante que dão luz a uma série de irregularidades, atos de improbidade administrativa entre outras condutas tipificadas como crimes.

Outro lado

Procurado, o vereador Fernando Cunha Nogueira e o empresário Edinaldo Bezerra da Silva não foram encontrados para comentar a denúncia até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

Comente