Brasil, Piauí e Teresina são destaques na redução da miséria e combate à fome
Na presidência do G20 pela primeira vez, Brasil escolhe Teresina para debater redução da pobrezaAs pontes que ligam a João XXIII à Frei Serafim estão adornadas de bandeiras de países estrangeiros que se fizeram notar. Elas estão ali como parte da preparação de Teresina para sediar uma importante reunião do G20 entre os dias 21 e 24 de maio.
O G20 é o grupo que reúne representantes das dezenove maiores economias do mundo, a União Africana e a União Européia. O Brasil assumiu pela primeira vez a presidência deste grupo numa clara demonstração de recuperação de nossa importância no cenário internacional. Outro fator que pesou na nossa escolha é a experiência brasileira no combate à fome e à pobreza, temas centrais das discussões dos encontros deste ano.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Em Teresina, os grupos de trabalho vão se reunir no Centro de Convenções, mas terão uma extensa agenda com visitas de campo a projetos efetivos no combate à fome como os desenvolvidos pela Embrapa e outras instituições similares.
A escolha de Teresina como sede desta reunião técnica não foi aleatória. O Estado do Piauí se destaca como uma região historicamente reconhecida como uma das mais pobres do Brasil. No entanto, nas últimas décadas, testemunhou enormes progressos no combate à fome e na redução da pobreza e miséria. Nos últimos 20 anos, o Piauí figurou entre os 10 primeiros estados do Brasil com o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), além de registrar o maior crescimento na região Nordeste, evidenciando um desenvolvimento econômico significativo, particularmente favorecedor para os grupos de menor renda.
Graças a esses avanços, o Piauí está agora em uma nova fase de desenvolvimento social e econômico, mantendo um olhar atento sobre a população mais vulnerável. Com foco na transição energética, inovação, educação de qualidade e turismo, o estado aproveita seu potencial para obter 100% de sua eletricidade de fontes limpas e uma produção agrícola que cresceu mais de 130% na última década, abrindo amplas oportunidades para criar novos empregos e promover o crescimento econômico.
As reuniões do G20 serão quase todas fechadas, pois seu foco é o debate técnico e a produção de documentos que orientem rumos a serem tomados pelos dirigentes das nações que representam com o objetivo de reduzir a fome a miséria no mundo. A população do Piauí, em especial a de Teresina, orgulham-se do destaque recebido e de já serem exemplo para o mundo no cuidado com os que mais necessitam.