Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Blog do Elias Lacerda

O Conecta Piauí agora tem as informações quentinhas de Timon e do Maranhão no Blog do Elias Lacerda

Deputados vão mudar lideranças nos blocos da Assembleia Legislativa do Maranhão

Outras mudanças previstas são na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Blog do Elias Lacerda

Na próxima semana, os deputado estaduais começarão a organizar formação das comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Os blocos parlamentares também deveriam ser definidos após o Carnaval.

Foto: ReproduçãoDeputado Estadual Davi Brandão
Deputado Estadual Davi Brandão

Sobre os blocos, não haverá mudanças. Os parlamentares do PCdoB até tentaram formar um novo bloco para que pudessem sair do blocão governista. Mas o líder do movimento, deputado Othelino Neto (PCdoB), conseguiu reunir somente dois deputados do PCdoB. Júlio Mendonça decidiu, de última hora, não aceitar sair do blocão do governo. E como é preciso a reunião de seis parlamentares para formar um bloco na Assembleia, Othelino ficou no meio do caminho.

A ideia era formar um bloco da federação, mas por lá são somente cinco deputados. Othelino até tentou chamar outros nomes para chegar ao mínimo de seis nomes, mas não conseguiu.

O deputado Wellington do Curso (PSC) foi uma opção, mas ele, se aceitasse um bloco independente do governista, encerraria o bloco que faz parte com Fernando Braide (PSD), Eric Costa (PSD), Mical Damasceno (PSD), Júnior Cascaria (Pode) e Leandro Bello (Pode).

O fato é que os blocos se manterão. Mudarão somente as lideranças de cada bloco. Do blocão governista, o líder agora será Davi Brandão (PSB) já que Ana do Gás (PCdoB) está licenciada para compor a equipe do governador Carlos Brandão (PSB).

O Bloco Unidos pelo Maranhão (composto pelos deputados do PDT, União Brasil, PRD e Patriota) também troca de líder. Sairá Neto Evangelista (União) para entrar Glauberth Cutrim (PDT).

Somente no chamado bloquinho (PSD, PSC, Podemos) é que o deputado Eric Costa permanecerá como líder.

Mais mudanças

Outras mudanças previstas são na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por lá o deputado Carlos Lula (PSB) sairá na presidência e da comissão.

Na presidência, a previsão é de que Neto Evangelista assuma. Ele foi até cogitado no início dos trabalhos do ano passado, mas o PSB pressionou pelo nome de Lula.

Já o novo membro no lugar de Carlos Lula deverá ser o seu colega de partido, Ariston. Os rumores que a mudança na composição da CCJ foi uma exigência do Palácio dos Leões.

Fonte: coluna Estado Maior

Comente