Governador Carlos Brandão prepara concurso para a segurança pública do Maranhão
informação foi divulgada pelo próprio governador do Estado, Carlos Brandão, pelas suas redes sociaisOs novos concursos para a segurança pública do Maranhão devem avançar neste semestre. A previsão é para que a banca organizadora seja definida e contratada em março. A informação foi divulgada pelo próprio governador do Estado, Carlos Brandão, através de suas redes sociais dias atrás.

A estimativa é de que os novos editais contemplem a Polícia Civil (PC) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O quantitativo de vagas em cada corporação, no entanto, ainda não foi revelado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Além do prazo para definir a banca, o chefe do executivo também anunciou a convocação de mais aprovados, sendo:
- 50 delegados;
- 20 investigadores; e
- dez peritos.
Após definir e contratar a banca, os editais para os novos concursos poderão ser publicados a qualquer momento.
No final do ano passado, o governo já havia dado indícios de novos editais e prometido reforço em 2024 na Segurança Pública do Maranhão. A promessa é de que os editais saiam ainda este ano.
A informação foi passada pelo vice-governador do estado, Felipe Camarão. Ele confirmou que haverá reforços este ano para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Para a Polícia Militar, a prioridade será a chamada de aprovados da última seleção.
Na Polícia Civil, a expectativa é de novo concurso, com previsão de vários cargos, como agente, escrivão, delegado e também peritos, segundo Camarão.
Já o Corpo de Bombeiros, este deve ser realizado um concurso para praças, o chamado bombeiro combatente, já que o último concurso da carreira completou mais de dez anos, necessitando assim de renovação nos quadros da corporação.
Isso porque, para oficiais, há uma seleção em andamento, cujo edital saiu em julho do ano passado.
Novo concurso na PC MA é cobrado pelo MP
Em 2023, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Maurício Ribeiro, anunciou os preparativos para um novo concurso PC MA. No entanto, o edital ficou apenas na promessa.
Em seguida, o Ministério Público do Maranhão (MP AM) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) e solicitou que o Poder Executivo Estadual fosse obrigado a realizar um novo concurso para a Polícia Civil (PC MA).
Isso porque foram identificados 657 cargos vagos na corporação, distribuídos da seguinte forma:
- delegado: 158 cargos vagos;
- investigador: 438 cargos vagos; e
- escrivães: 61 cargos vagos.
O MP MA também pediu à Justiça que obrigue o governo maranhense a divulgar o número de aprovados nos últimos concursos para a Polícia Civil e a lista de remanescentes que ainda podem ser nomeados e os classificados no cadastro de reserva.
Vale lembrar que o último concurso da Polícia Civil do Maranhão foi realizado em 2017. Na época, o edital trouxe uma oferta de 415 vagas, sendo 100 para contratação imediata e 315 para formação de cadastro reserva.
As oportunidades foram para os cargos de delegado 3ª classe, escrivão de polícia, investigador de polícia, médico legista, odontolegista e perito criminal. Houve reserva de vagas para portadores de deficiência e candidatos negros.
(Com parte das informações do Folha Dirigida e acréscimo do eliaslacerda.com)