Informes rápidos sobre as eleições em Matões; confira
Ferdinando Coutinho, o “Grandão”, rouba a cena em evento político em MatõesO estilo do prefeito “Grandão”
O prefeito Ferdinando Coutinho, o ”Grandão”, demonstrou todo seu estilo nada protocolar na mega convenção na última, dia 26, em Matões. Dono da mais esperada fala no evento, Grandão deu até uma de mestre de cerimônia. Ele apresentou o seu candidato Nonatinho que discursou ao seu lado. Logo em seguida Grandão usou da fala e bem ao modo discursou falando de seu governo e criticando os adversários.
Terminada a fala, Grandão desceu do palanque e foi em casa onde teve uma conversa com um dos convidados. A convenção seguiu….

O mais importante é viabilizar Gabriel Tenório
Principal braço de apoio a Gabriel Tenório nas eleições em Matões, o Secretário Estadual de Articulação Política, o Rubão, jogou a vaidade de lado para ajudar seu candidato a prefeito em Matões. Ele aceitou ter sua imagem e a do seu filho, o bom deputado federal Rubens Pereira Júnior sequer utilizadas no convite para a convenção de Gabriel no último sábado (27), como vocês podem ver no banner acima distribuído em Matões.
Detalhe: a convenção foi na casa de Rubens Pereira.
Mais uma demonstração de que Rubão está empenhado 100% na vitória de Gabriel Tenório, afinal ninguém acredita que Rubens Pereira ou Rubens Júnior tenham mais apelo popular que o presidente Lula.
Até o governador Carlos Brandão foi utilizado no banner, mas o chefe de estado tem se mantido longe da sucessão matoense, afinal a deputada estadual Cláudia Coutinho, esposa do prefeito Grandão, faz parte da base de apoio do governador na Assembleia.

Adversários criticaram
Mas não colocar Rubão, Rubens Júnior ou a ex-prefeita Sueli Pereira no banner foi visto de outra forma pelos adversários de Gabriel Tenório ligados ao prefeito Ferdinando Coutinho. Para eles, foi um sinal claro de que se Gabriel ganhar as eleições não compartilhará espaços na gestão municipal com a família Pereira, de Rubão. Será?
Na visão dos aliados de Gabriel esta tese tem como único objetivo só provocar intrigas…
A medição das convenções
As eleições em Matões seguem quente e qualquer ato serve para especulação dos eleitores. As convenções de Nonatinho e Gabriel Tenório foram alvos de naturais de comparações na cidade no último final de semana.
Num ponto todas as vozes independentes da cidade concordam: As duas convenções foram grandes, mas a de Nonatinho superou em público, sendo maior.

A visão dos experientes
Enquanto as atividades das duas candidaturas são motivos para avaliações populares, os mais experientes políticos sabem que nem sempre convenções maiores são fatores decisivos para vitória em eleições.
O prefeito Grandão e Rubens Pereira, os dois mais influentes políticos de Matões, sabem disso.

O exemplo de Coelho Neto
Um exemplo claro disso aconteceu com o ex-prefeito de Coelho Neto, Américo de Souza. Candidato a prefeito da cidade em 2016, Américo fez a convenção na sua própria residência e talvez não tenha chegado a mil pessoas.
Eleito prefeito, em 2020, na reeleição, fez a convenção no estádio da cidade com milhares de pessoas. Resultado: perdeu a eleição com grande margem de votos para o prefeito atual, Bruno Silva.
