Escola de Música Possidônio Queiroz oferece cursos para 1.500 alunos
A escola conta com mais de vinte cursos, beneficiando alunos da rede pública e privada
Pelo menos 1500 alunos estudam na Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, centro de Teresina. A escola conta com mais de vinte cursos, beneficiando alunos da rede pública e privada.
Os cursos oferecidos são de acordeon, baixo elétrico, saxofone, teclado, bateria, bandolim, cavaquinho, clarinete, canto, flauta doce, flauta transversal, ukulele, guitarra elétrica, trompa, trompete, musicalização infantil, violoncelo, violino, percussão, musicografia braile , coro, piano, violão popular, violão clássico e prática vocal.
O diretor da escola, maestro Aurélio Melo, falou da importância dos cursos para a cultura musical piauiense por oferecer o primeiro contato com os instrumentos. “É uma escola que não tem um teste de exigir para entrar, para qualquer pessoa que queira ter o primeiro contato com a música, a escola está aberta”, ressalta Melo.
Segundo ele, a escola não recebe apenas alunos de Teresina, mas também específicas do interior do estado. Os alunos da rede pública de ensino não pagam taxas, o curso é totalmente gratuito. Uma taxa de R$ 30 é cobrada aos alunos da rede privada. “Esses alunos da rede particular mantêm praticamente a despesa da escola com o pagamento da matrícula, suprindo o material de consumo de todos os alunos”, revela.
O diretor explicou ainda que parte dos recursos arrecadados com a taxa de matrícula juntamente com uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria de Educação (Seduc) garantem o pagamento dos professores.
O professor de teoria musical, Daniel Campos, ressaltou que os alunos demonstram muito interesse pelas aulas. “Eles saem daqui com um alto nível técnico e artístico, sendo que muitos passam a viver de música”, conta Campos.
Fernando Oliveira, professor de violão, disse que tem 45 alunos e sente bastante entusiasmo deles pelos ensinamentos. "Muitos ex-alunos se tornaram músicos, mas também existem aqueles que estudam por hobby. Eu também fui aluno daqui e agora sou professor", Frisa Oliveira.
Já Daniel Farias, professor de bateria, declarou que os alunos desse curso estudam quatro anos até receberem o certificado. “Eles começam do zero e quando terminam o curso estão prontos para o mercado de trabalho”, conta Farias.
O jovem Danilo Melo, que trabalha com produção de eventos, está há um ano no curso de bateria. “É um hobby, estou gostando muito de aprender a tocar bateria”, disse Melo. O aluno Jardel Lopes é saxofonista em uma banda de música, mas se diz fascinado por bateria.
Já a estudante Anne Isabele, de 13 anos, declarou que faz o curso de bateria por hobby. “É uma forma de me manter descontraída, gosto bastante das aulas e estou aprendendo muito”, pontua.
A Escola de Música funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h50 e das 14h às 18h50.