Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Centro Multicultural Stouradas pode encerrar as atividades ainda em 2024

Idealizador do projeto diz que ele não possui suporte e que é inviável prosseguir desta forma
Conecta Arte

O Centro Multicultural Stouradas, localizado na rua Lisandro Nogueira, Centro de Teresina, pode encerrar as atividades ainda no ano de 2024. A notícia foi dada através do produtor cultural Richard Henrique, idealizador do projeto, que utilizou suas redes sociais para explanar as dificuldades de manter o centro de forma independente, sem apoio por parte de órgãos públicos. O centro existe há dois anos ocupando uma casa que faz parte do patrimônio arquitetônico de Teresina e conta sempre com performances de música, dança, exposições de arte, programação de formação e capacitação, palestras e diversas outras atividades.

Foto: ReproduçãoCentro Multicultural Stouradas e idealizador Richard Henrique
Centro Multicultural Stouradas e idealizador Richard Henrique

"Não temos nenhuma parceria concreta com o estado e nem com a prefeitura, ou seja, somos mantidos de forma independente", diz Richard no vídeo compartilhado nas redes. "Hoje entendemos a potência e importância do projeto para a cena local da cidade e do estado, no entanto compreendemos também que não é mais viável manter um projeto social de forma independente como foi esses dois anos", publicou.

Atualmente a principal fonte de renda do centro é funcionando como bar durante a semana, mesmo essa não sendo a intenção principal de seu representante. "Ter um layout de bar nunca foi propósito do Centro Multicultural Stouradas. Essa foi a única forma que encontramos de autofinanciar o projeto de forma independente", conta.

Ao longo dos dois anos de existência na casa localizada no Centro da cidade, o Stouradas prestou apoio à cultura local, dando evidências às vozes marginalizadas da capital, concedendo espaço e suporte à arte perifética e LGBTQIAPN+.

Veja o vídeo:
 

Comente