Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Estudante piauiense de jornalismo é destaque em concurso audiovisual da ONU

Criada em 2009, competição premia vencedores de três categorias divididas por faixa etária
Conecta Arte

O estudante de jornalismo Carmo Neto, do município de São Julião, participou da competição internacional de vídeos da ONU (Organização das Nações Unidas) – Plural Plus Youth Video Festival. Sua participação na competição com o vídeo "O Sonho de João" gerou destaque ao estudante.

O vídeo produzido por Carmo Neto conta a história do protagonista João, um menino de nove anos de idade que sonha em se tornar jogador de futebol e, para realizar seu sonho, precisa lidar com problemas como a desigualdade no acesso às oportunidades. Na história, João vive no povoado de Mandacaru, localizado na cidade de São Julião.

Foto: ReproduçãoCarmo Neto e frame do curta-metragem 'O Sonho de João'
Carmo Neto e frame do curta-metragem 'O Sonho de João'

Produzido em inglês, o curta-metragem traz reflexões de como as problemáticas enfrentadas pelo protagonista podem impactar e influenciar em aspirações pessoais.

O concurso cultural de vídeos Plural Plus da ONU premia os autores dos melhores vídeos que tratem de temas como migração, inclusão social, diversidade e prevenção da xenofobia. Criada em 2009 pela Aliança das Civilizações e pela Organização Internacional para as Migrações (UNAOC), a competição premia, com viagens internacionais, os vencedores de três categorias divididas por faixa etária: até 12 anos; adolescentes de 13 a 17 anos e jovens de 18 a 25  anos.

O curta-metragem produzido por Carmo Neto foi exibido nesta segunda-feira para alunos do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Barros Araújo, em Picos.

O estudante já foi destaque anteriormente ao vencer o 4º Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU em 2021, ao apresentar um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito do ser humano à água.

Comente