Estudante piauiense de jornalismo é destaque em concurso audiovisual da ONU
Criada em 2009, competição premia vencedores de três categorias divididas por faixa etáriaO estudante de jornalismo Carmo Neto, do município de São Julião, participou da competição internacional de vídeos da ONU (Organização das Nações Unidas) – Plural Plus Youth Video Festival. Sua participação na competição com o vídeo "O Sonho de João" gerou destaque ao estudante.
O vídeo produzido por Carmo Neto conta a história do protagonista João, um menino de nove anos de idade que sonha em se tornar jogador de futebol e, para realizar seu sonho, precisa lidar com problemas como a desigualdade no acesso às oportunidades. Na história, João vive no povoado de Mandacaru, localizado na cidade de São Julião.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Produzido em inglês, o curta-metragem traz reflexões de como as problemáticas enfrentadas pelo protagonista podem impactar e influenciar em aspirações pessoais.
O concurso cultural de vídeos Plural Plus da ONU premia os autores dos melhores vídeos que tratem de temas como migração, inclusão social, diversidade e prevenção da xenofobia. Criada em 2009 pela Aliança das Civilizações e pela Organização Internacional para as Migrações (UNAOC), a competição premia, com viagens internacionais, os vencedores de três categorias divididas por faixa etária: até 12 anos; adolescentes de 13 a 17 anos e jovens de 18 a 25 anos.
O curta-metragem produzido por Carmo Neto foi exibido nesta segunda-feira para alunos do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Barros Araújo, em Picos.
O estudante já foi destaque anteriormente ao vencer o 4º Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU em 2021, ao apresentar um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito do ser humano à água.