Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Fundador do Festival de Inverno de Pedro II destaca grandiosidade do evento

O Conecta Piauí conversou com o Carlos Braga, fundador do Festival de Inverno de Pedro II

A 18ª edição do Festival de Inverno de Pedro II começou nesta quinta-feira (30/05). Esse ano a programação reúne mais de 70 artistas de renome local, regional e nacional em seis palcos. O evento, que acontece até domingo (02/05), é considerado um dos principais festivais de música, arte e cultura do Piauí.

O Conecta Piauí conversou com o Carlos Braga, fundador do Festival de Inverno de Pedro II, que destacou que o evento que começou em 2004, já nasceu grande.

Foto: Maria Clara César / Conecta PiauíCarlos Braga, fundador do Festival de Inverno de Pedro II
Carlos Braga, fundador do Festival de Inverno de Pedro II

“Esse festival começou grande já, nasceu um filho microssômico, que hoje estaria completando 20 anos, porque passou os dois anos da pandemia ausente, por isso que se chama 18 anos. Com isso eu fico muito envaidecido e feliz, porque a gente sente a felicidade no semblante do povo que vem pra cá”, disse Carlos.

Para nossa reportagem o fundador detalhou como surgiu o nome do evento e afirmou que é o maior do Piauí.

“O Festival é de Inverno, naquela época a gente criou essa expressão, muita gente dizia, mas nem tem mais inverno no mês de junho, mas é Corpus de Christi que vamos escolher, então tem que ter acima de tudo a ajuda do nosso protetor pra começar grande e hoje se encontra grande. Hoje é o maior evento público no estado do Piauí, pra não dizer no Nordeste”, disse.

O deputado estadual Severo Eulálio parabenizou a realização do evento que movimenta toda a cidade.

Foto: Maria Clara César / Conecta PiauíDeputado Estadual Severo Eulálio
Deputado Estadual Severo Eulálio

“Parabenizar a realização desse evento, a cidade está completamente cheia, pronta para receber os turistas, aqui nós estamos na praça Domingos Mourão para a abertura oficial do evento, feira de artesanato, nós temos aqui joias, stands de roupas, de redes, a nossa culinária, enfim, um evento que movimenta a cidade como um todo”, disse

Segurança para as mulheres

A secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, pontou que no evento há uma política de prevenção a violência contra a mulher.

Foto: Maria Clara César / Conecta PiauíSecretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa
Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa

“Nós estamos juntamente com a Secretaria de Segurança com o protocolo ‘Ei mermã, não se cale!’ fazendo a política de prevenção a violência nesses grandes festivais, geralmente a importunação sexual que é crime, é importante se colocar isso, ela está presente nesses espaços e outros tipos de violência. Então, nós estamos com o centro integrado da Secretaria de Segurança com atendimento psicossocial para as mulheres que se sentirem em situação de violência durante o evento e também distribuindo material onde elas podem está procurando ajuda através do Zap; 0800 000 1673 que funciona 24 horas”, disse.

Comente