Conecta Brasil

Avião da LATAM enfrenta emergência após decolagem de Brasília

Durante o incidente, a comunicação entre o avião e a torre de controle foi interrompida

Na noite desta quinta-feira (26/12), uma aeronave da LATAM enfrentou problemas logo após decolar do Aeroporto Internacional de Brasília, acionando o código de emergência 7700 no transponder.

O jato Airbus A320ceo, matrícula PR-MHG, realizava o voo LA3852 com destino a Teresina e inicialmente decolou sem anormalidades. Contudo, ao atingir 7.000 pés (cerca de 2.100 metros) de altitude, interrompeu a subida e fez uma curva em direção ao Eixo Monumental, circulando duas vezes entre a Torre de TV e a Asa Norte. Durante a segunda volta, a aeronave chegou a sobrevoar a Praça dos Três Poderes, mantendo a mesma altitude, mas respeitou o limite mínimo de 4.400 pés (1.340 metros) sobre a região do Planalto.

Foto: Reprodução
Avião da LATAM enfrenta emergência após decolagem de Brasília

Durante o incidente, a comunicação entre o avião e a torre de controle foi interrompida. Uma tentativa de auxílio foi feita por um Boeing 737 cargueiro da Sideral que estava próximo, mas o contato também não foi restabelecido.

Após 40 minutos no ar, o Airbus conseguiu pousar em segurança no aeroporto de origem. Equipes de bombeiros e ambulâncias estavam de prontidão para qualquer eventualidade. Apesar do pouso bem-sucedido, os passageiros permaneceram a bordo enquanto a situação era avaliada.

Leia também