Conecta Brasil

Carnaval 2026 deve movimentar R$ 18,6 bilhões no turismo brasileiro

Festa impulsiona viagens, comércio e serviços e pode registrar melhor fevereiro da série

O Carnaval de 2026 promete aquecer de forma expressiva o setor turístico no Brasil. A expectativa é de que apenas no mês de fevereiro o faturamento alcance R$ 18,6 bilhões, o que representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e, se confirmada, marcará o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica, em 2011, com base em dados do IBGE.

O resultado está ligado ao cenário econômico mais favorável, impulsionado pelo aumento da renda, pela ampliação do número de empregos e pela inflação em desaceleração. Esses fatores fortalecem o poder de compra da população e incentivam as viagens, especialmente durante períodos festivos como o Carnaval.

Mesmo sendo considerado ponto facultativo, o feriado tradicionalmente movimenta diversos segmentos da cadeia do Turismo. Transporte aéreo e rodoviário, hotéis, pousadas, locação de veículos, bares, restaurantes e opções de lazer estão entre os setores que mais sentem os efeitos positivos da alta demanda.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a festa tem papel estratégico no fortalecimento da economia nacional. Segundo ele, a projeção bilionária reforça a importância do Carnaval como motor do turismo, da geração de empregos e da valorização da cultura brasileira, beneficiando negócios de diferentes portes em todas as regiões do país.

Além das viagens de longa distância, os deslocamentos regionais e mais curtos também têm impacto significativo na economia local. Destinos urbanos e litorâneos são favorecidos pelo aumento no fluxo de visitantes, beneficiando pequenos empreendedores e prestadores de serviços. De acordo com o presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze, o setor pode aproveitar esse movimento positivo que se inicia no fim do ano e se estende até o período carnavalesco.

Leia também