Deputada autora da PEC pelo fim da jornada 6x1 discursava durante explosões no STF
Erika Hilton, do PSOL, participava de uma coletiva de imprensa no momento do suposto ataque
As explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorreram enquanto a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) discursava na noite desta quarta-feira (13/11). A parlamentar falava em uma coletiva de imprensa sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir o regime de trabalho 6x1, quando o som das explosões ecoou, sendo necessário interromper a coletiva.
A coletiva, que abordava a conquista das 171 assinaturas necessárias para a tramitação da PEC, foi transmitida ao vivo. Em vídeos circulando nas redes sociais, é possível ouvir o forte estrondo que tomou de surpresa tanto a parlamentar quanto os presentes. A deputada, no entanto, prosseguiu com a fala após o impacto inicial, demonstrando foco no tema da PEC, que propõe mudanças significativas nas condições de trabalho.
O episódio mobilizou a Polícia Civil do Distrito Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que deram início a uma operação de varredura ao redor dos prédios dos Três Poderes.
A Polícia Federal também anunciou a abertura de um inquérito para investigar as explosões, que resultaram na morte de uma pessoa . Em resposta ao incidente, o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou ministros do edifício e a Esplanada dos Ministérios foi interditada.
Confira o vídeo: