EUA passam a exigir redes sociais públicas para concessão de vistos
Essas ações reforçam a postura mais rígida do governo de Donald Trump em relação à imigração
A Embaixada dos Estados Unidos anunciou neste domingo (24/08) que candidatos aos vistos das categorias F, M e J deverão deixar seus perfis de redes sociais configurados como públicos. A medida, segundo o órgão, tem como objetivo facilitar as verificações necessárias para avaliar se o solicitante cumpre os critérios de entrada no país.
Esses tipos de visto são direcionados a estudantes, intercambistas acadêmicos e culturais, além de profissionais técnicos ou vocacionais. No entanto, a embaixada não detalhou de que forma as análises serão realizadas nem especificou quais plataformas digitais serão consideradas na checagem.
O anúncio ocorre poucos dias após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, informar a suspensão da emissão de vistos de trabalho para caminhoneiros, alegando o “aumento expressivo de motoristas estrangeiros”.
Na mesma data (21/08), o Departamento de Estado revelou que está revisando os registros de mais de 55 milhões de estrangeiros que possuem vistos válidos nos EUA. A revisão busca identificar eventuais irregularidades que possam resultar na revogação dos documentos ou até na deportação dos portadores.
“Todas as informações disponíveis passam por análise, incluindo registros policiais, antecedentes migratórios e qualquer novo dado que possa apontar uma possível inelegibilidade do solicitante”, informou o departamento.
Essas ações reforçam a postura mais rígida do governo de Donald Trump em relação à imigração e ocorrem em meio a tensões diplomáticas com diversos países, entre eles o Brasil.