Lula desembarca em Roma com comitiva para último adeus ao Papa Francisco
Hoje é o último dia de velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, no Vaticano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva brasileira chegaram a Roma nesta sexta-feira (25) para participar do funeral do Papa Francisco, agendado para este sábado (26).
Junto com a primeira-dama Janja Lula da Silva, 18 autoridades, incluindo quatro ministros e 12 parlamentares, acompanham o presidente na ocasião.
Hoje é o último dia de velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo de Francisco está sendo velado. Ao longo dos três dias, mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens ao pontífice.
O presidente Lula também deve ir ao local, hoje. Às 20h (horário local; 15h em Brasília), terá início o rito de fechamento do caixão do papa, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé.
O funeral e a missa de corpo presente de Francisco serão realizados a partir das 10h (horário local; 5h em Brasília) deste sábado. Os ritos marcam o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.
Na sequência, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, que fica fora do Vaticano, onde o corpo será sepultado, conforme pedido do pontífice.
O argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível.
Fonte: Agência Brasil