Conecta Brasil

Onça-pintada ataca jacaré que se alimentava de piranha no Pantanal mato-grossense

A cena ocorreu nas margens do rio Cuiabá, no Corixo do Caxiri, no Parque Estadual Encontro das Águas

Um impressionante registro da cadeia alimentar, onde uma onça-pintada ataca um jacaré que estava se alimentando de uma piranha, no Pantanal mato-grossense, foi feito no último domingo (06/10), pelo guia de turismo Yco Campos, enquanto acompanhava um grupo de turistas. A cena ocorreu nas margens do rio Cuiabá, no Corixo do Caxiri, na região do Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.

Foto: Reprodução/Instagram-Yco Campos
Onça-pintada ataca jacaré que se alimentava de piranha no Pantanal mato-grossense

No vídeo capturado por Yco, um jacaré que estava prestes a se alimentar de uma piranha teve seu "café da manhã" interrompido de forma dramática por uma onça-pintada. O felino, identificado como um macho de aproximadamente três anos, chamado Ipepo, atacou o réptil de forma ágil e certeira, transformando o jacaré em sua refeição antes que ele pudesse terminar de devorar o peixe.

O guia relatou que estava com um grupo de turistas e três colegas, divididos em três barcos, quando foram surpreendidos pela cena natural de vida selvagem.

Veja o vídeo:

História de sobrevivência

A onça-pintada Ipepo é descendente de uma linhagem familiar bem conhecida na região. Ele é filho de Ibaca, uma onça-pintada que teve momentos difíceis documentados no passado. Em agosto de 2022, Ibaca foi filmada em dois episódios desafiadores: no primeiro, perdeu uma briga com uma sucuri no Rio Três Irmãos, também no Parque Estadual Encontro das Águas; no segundo, foi expulsa por um grupo de ariranhas.

Ao contrário de sua mãe, que teve uma série de embates frustrados, Ipepo mostrou sua habilidade como predador no Pantanal, conseguindo capturar o jacaré em um ataque rápido e preciso, o que evidencia a crueza e a beleza da cadeia alimentar que rege a vida na maior planície alagada do mundo.

Leia também