PF investiga vereadores eleitos por compra de votos no Rio de Janeiro
Operação cumpre mandados em Câmaras e residências; esquema inclui dinheiro e consultas médicas
A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta terça-feira (20), para apurar e reprimir crimes de corrupção eleitoral praticados por vereadores eleitos nas cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, durante as eleições municipais de 2024.
A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral. Os alvos são residências de investigados e as Câmaras Municipais dos dois municípios.
As investigações em Cabo Frio começaram ainda no primeiro turno do pleito, após a prisão de cabos eleitorais com santinhos e dinheiro trocado em cédulas de R$ 100, sob suspeita de compra de votos.
Com o avanço das apurações, a PF identificou um esquema que trocava agendamento de consultas médicas por votos. Um funcionário de um hospital municipal estaria envolvido, facilitando agendamentos em troca do apoio a um candidato que acabou sendo eleito.
Em São Pedro da Aldeia, um eleitor foi detido por filmar a urna eletrônica no momento do voto. A gravação teria sido encomendada por um cabo eleitoral de outro candidato eleito, com o objetivo de comprovar o voto e receber R$ 100 pela escolha. O valor seria entregue no comitê de campanha do político, localizado no bairro Mossoró.
Os envolvidos podem responder por corrupção eleitoral e por outros crimes que possam surgir no decorrer das investigações.