Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Bandidos usam site falso do Enem para roubar dinheiro dos estudantes

O caso já está nas mãos da Polícia Federal e segue em investigação

Bandidos estão usando sites falsos para roubar o dinheiro das inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na última quarta-feira (31/04), a jornalista Mônica Siqueira descobriu que sua filha, ainda menor de idade, tinha sido vítima desse golpe. 

Foto: DivulgaçãoBandidos usam site falso do Enem para roubar dinheiro dos estudantes
Bandidos usam site falso do Enem para roubar dinheiro dos estudantes

Ao adentrar em uma plataforma de buscas, mãe e filha se depararam com um site que apresentava a estrutura igual ao do site oficial do Enem. O que fez com que elas realizassem a falsa inscrição. 

A jornalista, mãe da jovem, relatou que ao olhar, viu que o layout estava igual. “ A página era igual, estava escrito ‘Inscrição Enem 2024’, tinha o robozinho (chat de IA) que ensinava o passo a passo”, disse Mônica. 

Seguindo as etapas da inscrição, Mônica inseriu alguns dados da filha e logo em seguida realizou o pagamento da suposta inscrição no valor de R$ 85 reais, e ainda ganhou um desconto por ter pago à vista com o pix. 

A desconfiança só veio quando a família percebeu que o e-mail de confirmação da inscrição (procedimento padrão do Enem) não havia chegado. Foi aí que a ficha caiu, a filha de Mônica se deu conta que era golpe quando lembrou que na inscrição, eles nem chegaram a perguntar como o candidato iria participar, se seria “treineiro” ou “pra valer”. 

Depois disso, mãe e filha pesquisaram e viram que mais pessoas já haviam caído no mesmo golpe. Mônica lamentou o ocorrido e disse que isso é um problema maior, por exemplo, para “pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e estão conseguindo dinheiro para poder fazer o Enem, isso é muito grave”. 

Ao realizar a inscrição do Enem ou qualquer outro tipo de vestibular ou concurso, a primeira coisa a se fazer é acessar os sites oficiais da cada órgão, evitando fraudes como essa. 

O caso já está nas mãos da Polícia Federal e segue em investigação. O Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, enfatizou nas redes sociais que a inscrição para o exame deve ser feita apenas pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. 

Comente