Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Nova carteira de identidade “aposentará” o RG; saiba como se atualizar

A nova carteira vem com QR code e CPF como número principal

A nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) vem com atualizações unificadas que prometem diminuir o número de fraudes no Brasil. Agora, o Registro Geral (RG) será unificado ao Cadastro da Pessoa Física. 

Foto: DivulgaçãoNova carteira de identidade “aposentará” o RG; saiba como se atualizar
Nova carteira de identidade “aposentará” o RG; saiba como se atualizar

A grande novidade no documento é a inserção de um QR code, que ajuda a identificar a autenticidade do documento, podendo verificar se foi furtado ou extraviado por qualquer aparelho telefônico. Além de vir com um código internacional, o MRZ, o mesmo utilizado nos passaportes. 

Além disso, de acordo com o governo,  a nova carteira pode "melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil". 

E o RG antigo? 

O antigo RG ainda está em uso, porém com data marcada para deixar de ser válido, 23 de fevereiro de 2032. 

Sendo assim, a nova carteira de identidade será obrigatória. O governo federal pretende acelerar a emissão da nova identidade até 2032. 

Unificação entre RG e CPF

Com essa integração, a possibilidade de fraudes passa a ser mínima, uma vez que, antes, uma única pessoa tinha um número de RG por estado, além do CPF, isto quer dizer que uma pessoa poderia  tirar um novo RG ou CPF em cada estado que estivesse. Já com a CIN, uma pessoa passará a ter um único número de identificação. 

Como tirar? 

Para emitir a CIN, o cidadão deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde mora. A primeira via da CIN e as renovações são gratuitas. A partir da segunda via, uma taxa será cobrada. Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou de casamento físico ou digital, comprovante de residência e CPF. 

Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.

Comente