Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Ponte Juscelino Kubitschek é reinaugurada um ano após tragédia

Custo de R$ 171,97 mi devolve mobilidade na BR-226 entre MA e TO; 14 mortos no desabamento de 2024
Redação

A nova Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Tocantins ligando Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO) pela BR-226, é reinaugurada nesta segunda-feira (22/12), exatamente um ano após o desabamento que matou 14 pessoas, deixou três desaparecidos e contaminou o rio com químicos de caminhões caídos.

Detalhes da Obra

Com 630 metros de extensão, 19 metros de largura e vão livre de 154 metros, a estrutura custou R$ 171,97 milhões ao DNIT e inclui faixas de rolamento, acostamentos, barreiras e passarela para pedestres. Em fevereiro, a antiga foi implodida com 250 kg de explosivos, removendo 14 mil toneladas de concreto.

Impacto Econômico

O colapso paralisou o escoamento de milho e soja de MT, PA, TO e PI, forçando uso de balsas. A reinauguração, com Renan Filho, governadores Carlos Brandão (MA) e Wanderlei Barbosa (TO), e diretor do DNIT Fabrício Galvão, restaura a vitalidade regional. Ninguém foi responsabilizado pelo acidente.

Histórico da Antiga Ponte

Erguida nos anos 1960, a ponte antiga não suportou o tráfego moderno de cargas pesadas, como milho e soja, levando ao colapso sob peso excessivo e possível desgaste estrutural. Caminhões com químicos caíram no rio, contaminando a água local.