Câmara debate impactos da exploração de minerais críticos na crise climática
Seminário nesta quinta reúne especialistas e parlamentares para discutir riscos e desafios
A Câmara dos Deputados vai promover, nessa quinta-feira (11), um seminário para debater um tema cada vez mais urgente: a exploração de minerais críticos e seus impactos diante da crise climática.
Na pauta, estarão os efeitos da corrida global por minerais considerados estratégicos, como lítio, cobalto e terras raras, insumos essenciais para a transição energética, mas que também trazem uma série de dilemas ambientais e sociais.
A iniciativa partiu do 1º vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Nilto Tatto (PT-SP). Segundo ele, a pressa em garantir esses recursos está deixando para trás princípios de uma transição justa e inclusiva. Tatto lembra ainda que, no Brasil, a mineração tem agravado problemas como a insegurança hídrica, a vulnerabilidade a eventos extremos e os riscos socioambientais em estados como Pará, Minas Gerais, Goiás e Bahia.
“O mundo caminha para sair da Era do Petróleo e entrar na Era dos Minerais Estratégicos. O Brasil tem reservas importantes e pode ocupar papel de destaque nesse processo, mas o grande desafio é transformar esse potencial em um projeto de desenvolvimento justo, igualitário e sustentável”, destacou o parlamentar.