Lula autoriza consulta pública sobre fim da obrigatoriedade de autoescolas
Ministério dos Transportes estima redução de até 80% no custo para obter CNH
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu aval para que o Ministério dos Transportes avance com a proposta que prevê o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (1º), em Brasília. As informações são do portal Metrópoles .
Com a autorização, a pasta abrirá nesta quinta-feira (2) uma consulta pública para receber sugestões da sociedade sobre a medida. As contribuições poderão ser enviadas pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), defende que a mudança permitirá uma redução significativa nos custos para os candidatos. A estimativa é de que os valores da CNH para categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio) fiquem até 80% mais baixos.
A proposta prevê que o curso teórico continue obrigatório, mas com formatos alternativos: presencial em centros de formação, ensino a distância em empresas credenciadas ou em plataforma digital da Senatran. Apesar do apoio do governo, a medida enfrenta resistência do setor de autoescolas, que estima o fechamento de cerca de 15 mil empresas em todo o país.